No mês da conscientização do câncer de mama a Secretaria Municipal de Saúde através NASF realizou uma palestra nesta quinta-feira (26), incentivando as mulheres de São Domingos do Araguaia á prevenção do câncer de mama e exame de prevenção do câncer de colo do útero PCCU. Usando a tão simples e popular gíria (entre elas) “Se toca Garota”, as organizadoras expuseram pautas serias e duras, de forma casual e prática no intuito de proporcionar as informações necessárias sem assustar seu publico alvo.

“O evento ele teve como objetivo orientar as mulheres a se cuidar, a se tocar e querer fazer o alto exame.” Disse Josilene Gomes Camargos, fisioterapeuta e uma das organizadoras do evento, que enfatiza sobre a necessidade do cuidado pessoal e do toque na mama.
Já o câncer de colo de útero pode ser prevenido por exame de Papanicolau (PPCU) e por vacina contra o HPV que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS em postos de saúde e hospitais, assim como o exame do câncer de mama.

Por ser uma doença na maioria das vezes silenciosa e que acomete principalmente o sexo feminino essa conscientização é feita principalmente para as mulheres, mas também não deixa de advertir os homens, pois também não são imunes a esse “perigo” cancerígeno.

O mês de outubro é um mês dedicado especialmente à luta do câncer de mama e colo de útero, por isso é dado o nome outubro rosa. Nas mulheres os canceres mais frequentes são o de mama, o colorretal, o de colo de útero, o de pele e de ovário.

“Câncer de mama tem cura a prevenção é o melhor remédio.” 
A equipe do Voz do Araguaia apoia essa causa.

Veja Todas as fotos do evento:

 

Deixe seu Comentários com o Facebook

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here