Jessica Fortaleza: Os Benefícios do AMAmentar

Hoje o assunto é sobre o leite materno, um alimento completo e essencial nos 6 primeiros meses da vida de um bebê que por sua vez não necessitará de chás, água, sucos e outros alimentos.

O ato de AMAmentar oferece benefícios para mãe e filho, o recomendado é que o bebê mame até os 2 anos, sendo que a partir do sexto mês seja incluso alimentos saudáveis para complementar a alimentação.

O leite materno é de fácil digestão;
Funciona como uma vacina no organismo do bebê, pois é rico em anticorpos;
É limpo;
Está sempre pronto e quentinho;
Ajuda do desenvolvimento da face da criança;
Favorece no melhor crescimento dos dentes;
Ajuda na respiração e no desenvolvimento da fala;
Estudos mostram ainda que o QI é maior em crianças que foram alimentadas pelos leite materno;
Diminui o risco de colesterol, obesidade, hipertensão e diabetes;
Além de ser econômico.
E pra quem pensa que o leite materno não trás benefícios para a Mãe, pensou errado, pois a mãe também apresenta resultados positivos, que são eles:

Reduz o peso com mais facilidade;
Ajuda o útero recuperar o seu tamanho normal;

Reduz o risco de câncer de mama e ovário. Além de nutrir a criança, os laços entre mãe e filho são aprofundados, a troca de olhares, os sorrisos na pausa da mamada, a ligação e principalmente o amor que só uma Mãe pode sentir, já que explicar é impossível.

Amamentar é um ato de amor quando você decide por 6 meses ser exclusivamente o alimento do seu filho, é como dar amor em forma de leite. Tudo o que você for fazer não é só mais você, o bebê estará junto, ele vai acordar na hora que você sentar para comer uma comida quentinha e pedir peito e você só vai ter uma opção que é a de parar para alimentar esse ser de amor.

São inúmeras mudanças, dentre elas a rotina de casa, com o marido, na rua, acredite, pois você vai pensar até na blusinha que melhor se adequa para amamentar fora de casa, já que muitos ainda não acham normal amamentar em público, mas não deixe que isso te afete. No ato de AMAmentar o AMOR deve vim antes de qualquer coisa, pois sem ele não vamos conseguir. É cansativo, sonolento e porque não dizer estressante algumas vezes, mas com o AMOR as energias se renovam.

Deixo aqui relatos de MÃES que amamentaram exclusivamente por 6 meses.

Letícia Maciel

Relato de mamãe sincera: no meu ponto de vista amamentar é sentir que vc pode ir muito além, além de gerar uma vida, vc pode suprir a principal necessidade do seu filho, que é o alimento. São inúmeros os pontos positivos, tanto pra mãe quanto pro BB, dentre eles é que a mãe tem uma recuperação pós parto mais rápido e o bebê começa a criar mais cedo resistência e imunidade. Já os pontos negativos no meu caso não teve RS. Contando ainda q a relação mamãe e bebê é muito mais forte, pois quando ele mama é o momento de sintonia e troca de olhares, momento único entre mãe e filho.
Letícia Maciel, 24 anos.

Bisné Fonseca

Depois que sairmos o meu Alle que é assim que eu chamo ele foi só alegria, se alimentando bem. Ficando cada dia mais forte e vê ele com aquela vontade de mama me deixava muito feliz, muito me disseram pra que você vai da peito pra ele, já que ele ficou cinco dias sem saber oque é. Graças à Deus nunca ouvir ninguém. Eu queria saber qual era a sensação de amamentar meu filho( 😍Não tem explicação pra essa sensação). E a nossa relação como mãe e filho ficou cada vez melhor, aquele olhar um parado outro quando está amamentando, aquele carinho.
Bisné Fonseca, 24 anos.

Fabiane Rodrigues

Bem, logo de cara tive sérios problemas com a amamentação, minha filha não teve dificuldade para pegar no peito, porém com todas as orientações e leituras feitas durante a gravidez ainda fiz a prática de maneira errada ( não posicionava bem a criança, e não me atentava a maneira que a minha filha estava pegando no peito), o que acarretou em algumas lesões no bico e com isso dificultando ainda mais no processo de amamentar. Com o passar dos dias, foi ficando mais difícil pois a medida  que o leite não saia ( mesmo com o auxílio de bombinhas) minha filha chorava pra mamar e o leite não saia em boa quantidade ( o peito enchia bastante, mas não haviam buraquinhos o suficiente para a passagem do leite, e a medida que ela mamava, ia ferindo todo o bico do peito).
Enfim, com toda essa situação o maior desafio foi escutar palpites e informações especulosas de terceiros como: Dá leite pra essa menina, dá mingau, desmama logo tu não tem bico pra amamentar.
Mas todas essas opiniões não fizeram desistir de lutar pra amamentar minha filha, lembro-me bem das madrugadas chorando, vendo o sangue escorrer no cantinho da boca dela, e cada sugada me parecia arrancar um pedaço, mas aquele rostinho meigo e tranquilo me fazia acreditar que tudo ia ficar bem. E assim se passaram dois meses até o peito cicatrizar e eu começar a amamentar de forma prazerosa, mas enquanto isso não dei e nunca permiti que dessem água, sucos ou chá pra minha filha. Sim foi extremamente difícil e doloroso, porém ver a minha pequena saudável e forte me enchia de ânimo e coragem pra rebater todos os comentários negativos contra a amamentação. Amamentei de forma única e exclusiva até os 06 meses dela, depois fui introduzindo outros alimentos e continuei a amamentar até ela completar 01 ano e seis meses.
E o meu concelho de mãe para mãe é que não importa o quão difícil for, não desista, seja forte, mantenha firmeza e não deixe que ninguém interfira no seu momento com seu filho(a), Porque além de ser um ato natural e divino, é um momento de fortalecimento do vínculo mãe e filho. Não importa quantas vezes você vai levantar a noite, ou quantas noites totalmente em claro você irá passar, o importante é a saúde e o bem estar do seu filho (a), o resto como dizem; É só uma fase e vai passar! Rsrs aproveite cada momento dessa incrível dádiva.
Escrito pela Fabiane Rodrigues Cantuário mãe da pequena Yasmim, hoje com 05 anos de idade.”

Joseane Vertuoso

Bom a experiência de amamentar um filho é incrível ,pra uma mãe, principalmente os 6 primeiros meses, que a criança precisa só do LEITE Materno, é uma experiência ótima,com trocas de olhares entre mãe e filho,um período que vc da muito amor,a um ser tão pequeno que toma muito nosso tempo, mais é recompensador, quando vc olha ,nos olhos de uma criança aquele sorriso lindo,te faz esquecer o cansaço de noites mal dormidas , nossa é inexplicável.O ponto negativo da amamentação é quando vc vai amamentar uma criança na rua,a maneira como as pessoas te olham, outros até julgam mesmo,falam besteira, não sei porque tanto preconceito ainda em amamentarmos uma criança na rua, e quando muitas mulheres andam praticamente nuas na rua acham lindo.
Joseane Vertuoso, 33 anos.

Deixe seu Comentários com o Facebook

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here