O Governo do Pará colocou à disposição do cidadão uma nova ferramenta para auxiliar no combate e redução dos índices de furtos e roubos de telefones celulares no Estado. Por meio do site “alertacelular.pa.gov.br“, qualquer pessoa poderá cadastrar seus telefones celulares em um banco de dados virtual.

O sistema permite que o cidadão realize o cadastro dos seus aparelhos celulares inserindo o IMEI e outras informações, para que possam ser recuperados mais facilmente em casos de furtos ou roubos, “A polícia captura um dispositivo roubado e pelo IMEI ela identifica quem são os possíveis donos daquele aparelho”, afirma Hitoshi Seki, assessor da Prodepa e responsável pelo sistema.

O delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, destaca que o telefone celular desponta em primeiro lugar entre os objetos mais cobiçados por ladrões atualmente. Firmino ressalta que sempre é importante que as pessoas registrem boletim de ocorrência em caso de roubo ou furto, ou até perda do telefone celular, pois o aparelho pode ser usado depois por bandidos em crimes.

———- Continua depois do anúncio ———-

Como é feito o cadastro e funciona o sistema
Para cadastrar telefones celulares é simples. Primeiro, basta acessar na Internet o site alertacelular.pa.gov.br. Em seguida, o cidadão vai informar os dados pessoais, como números de CPF, Registro Geral de Identidade e e-mail. Após criar uma senha, será a vez de fazer o cadastro dos dados do telefone celular ou dos telefones celulares que estiverem em seu nome, informando dados dos aparelhos, como IMEI (International Mobile Equipment Identity) e número de série.

Descobrindo o IMEI
Para saber qual o número do IMEI, basta anotar o número que está descrito na caixa do telefone celular ou digitar no telefone o código *#06#. O número do IMEI é um registro oficial do telefone celular, um código único de identificação existente em todo aparelho.

Em caso de perda ou Roubo
Caso o telefone celular seja perdido, furtado ou roubado, o dono do aparelho deverá acessar o site, por meio de sua senha, e ativar o item “Modo de Alerta”. Dessa forma, em caso de recuperação do aparelho, a autoridade policial terá como confirmar, por meio do site, que o aparelho foi furtado, perdido ou roubado, e a quem pertence o objeto.

O Alerta Celular é um serviço desenvolvido pela PRODEPA – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará e tem como objetivo estar integrado a todos os aplicativos do Governo do Estado.

/Agência Pará

Veja também:
Praça Frei Gil se tornou opção de lazer para toda família 

Deixe seu Comentários com o Facebook

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here