/Ex-Secretário de Saúde de São Domingos e Palestina, Sezostrys Alves, agora é apoiador institucional no Ministério da Saúde em Brasilia-DF

Ex-Secretário de Saúde de São Domingos e Palestina, Sezostrys Alves, agora é apoiador institucional no Ministério da Saúde em Brasilia-DF

De família humilde, filho de Palestina do Pará, Pedagogo, Sezostrys Alves da Costa tem um histórico de atuação na área da Saúde em alguns Municípios da Região Sudeste e até no Estado do Tocantins.

Em 2010 foi Secretário de Saúde de São Domingos do Araguaia, período quem que conduziu a mudança do Sistema de Saúde de Básico para Pleno em Saúde, tornando independente a Gestão do Sistema Municipal de Saúde.

Em 2013 assumiu a Secretaria de Saúde de Palestina do Pará, ficando até final de 2016 como Gestor Municipal de Saúde daquela cidade. Neste período foi membro da CIB – Comissão Intergestora Bipartite do Estado do Pará, colegiado que congrega a representação do Estado e dos Municípios e membro da Diretoria do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Pará.

Frente a Gestão de Palestina foi protagonista da implantação e construção da primeira UBS – Unidade Básica de Saúde na sede do Município e articulando recurso para a Reforma do Hospital Municipal. Além de outros avanços importantes para a melhoria da rede municipal de saúde daquela cidade.

No último ano, esteve atuando como Assessor Especial da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, onde contribuiu bastante junto aquela gestão municipal, atuando nas articulações institucionais, captação de recursos e elaboração de projetos que foram implantados no decorrer de 2017 e outros que estão em fase de habilitação, ampliando a capacidade de atendimento aos usuários do SUS de Marabá e região, a exemplo da Implantação de 02 Equipes de NASF, 02 Equipes de Atenção Básica Prisional e vários outros programas e projetos em andamento.

Diante desta ampla atuação apoiando tecnicamente vários municípios, seja como Secretário de Saúde ou Assessor Técnico em Saúde. Tendo um modesto currículo, com um histórico de boas articulações, foi convidado pelos irmãos João e Beto Salame, para prestar serviço junto ao Ministério da Saúde, onde seu currículo foi submetido a análise e desde o dia 09 de abril está trabalhando no Ministério da Saúde, lotado no Departamento de Atenção Básica, como Apoiador Institucional aos Municípios do Brasil inteiro, em especial aos do Estado do Pará.

Para Sezostrys Alves, este convite foi irrecusável e veio em face de um reconhecimento pelo trabalho que desempenhou na região, contribuindo com vários municípios e gestores, sempre levando em consideração, a busca por melhorias no SUS, para melhorar a qualidade do atendimento da população que precisa acessar a rede pública de saúde.

Sezostrys, ressalta ainda, que estar atualmente realizando esse trabalho que lhe foi oportunizado é muito gratificante, pois a partir de agora estará contribuindo ainda mais para com o Municípios e Gestores da Saúde, de forma institucional e com maior eficácia. Acredito que a partir do conhecimento adquirido e do aprendizado a acumular, muitas contribuições farei aos nossos amigos Gestores do SUS e aos respectivos Municípios, em especial do Estado do Pará.

Diante dessa conquista, quem ganha é a Região Sudeste, o Estado do Pará, por contar com um Apoiador no Ministério da Saúde, que já foi Secretário e conhece bem a realidade vivida diariamente em nossos municípios, podendo assim, colaborar de forma mais incisiva em face das demandas e necessidades de apoio técnico e fortalecimento da gestão da política de saúde em todos os seus aspectos.

//Publieditorial

Deixe seu Comentários com o Facebook

comments

O Voz do Araguaia é o portal de notícias de São Domingos do Araguaia e Região.